Vale a pena pegar um trem e fazer bate-volta na Holanda? A resposta é sim! Fomos conhecer 3 cidades próximas à Amsterdam e não nos arrependemos. Foram viagens curtas e que compensaram demais os deslocamentos.

Adoramos fazer viagens de trem pela Europa e para essas cidades que escolhemos, a mais longa durou 45  minutos. Dividimos nossos dias em Amsterdam com as viagens bate-volta para cidades próximas que tínhamos referências de outros viajantes. Partimos da estação central.

Estação central de trem de Amsterdam

⇒ Leia também 15 coisas para ver e fazer em Amsterdam

Fomos para Haia, Haarlem e Roterdã. No post que Cynara escreveu com 11 motivos para viajar de trem pela Europa ela comenta que as paisagens são um atrativo a mais e nesses percursos que fizemos comprovamos isso.  Fomos no mês de abril e tudo estava começando a florescer, o colorido que vimos pelas janelas dos trens encheu nossos olhos que nem percebíamos o tempo da viagem, eram rápidas e ficaram ainda mais :).

Paisagem vista do trem pela Holanda

Viajando de trem pela Holanda

Haia

A viagem dura em torno de 45 minutos, depende do percurso do trem, isso considerando os trajetos sem paradas. A passagem custa entre 12 € e 20 € dependendo da classe e da época e a estação de chegada será a Den Haag Centraal.

Mesmo sendo a sede do governo dos Países Baixos, Haia não é a capital, quem tem esse status é Amsterdam.

Palácio Noordeinde

Onde o Rei Willem-Alexander trabalha desde 2013.

Palácio

Mauritshuis

Mauritshuis um importante museu em Haia

Um museu com obras de importantes artistas. Quer dizer “Casa de Maurício” e foi construído por Maurício de Nassau quando ele era o governador do Brasil holandês no século XVII.

Complexo Binnenhof

Binnenhof em Haia

É esse prédio avermelhado ao lado do museu, mas essa vista do outro lado é encantadora concorda?

O Binnenhof é o local de trabalho do 1º Ministro e também sede do Senado.

Den Hague Inner Court

Não deixe de entrar, é onde acontecem os principais eventos da cidade. O acesso é pelo portão do Binnenhof.

Fontein Graaf William II

Grote Kerk

É uma igreja protestante que fica na Torenstraat e é um dos prédios mais antigos da cidade, foi construída durante os séculos XV e XVI. Sua torre de 6 lados é uma das mais altas da Holanda e chama atenção de quem passa.

Passear pelas ruas

Haia é uma cidade repleta de industrias e fábricas em sua região metropolitana. Tem muitos prédios contemporâneos e ao mesmo tempo arquitetura de época. Mas as casas coloridas com muitas janelas muito comuns na Holanda também aparecem pelas ruas assim como as várias bicicletas tão tradicionais na rotina dos holandeses.

Haarlem

De Amsterdam a viagem dura menos de 20 minutos de trem e a passagem custa entre 4 € e 9€ dependendo da classe e da época.

Conhecida como Cidade das Flores, fica a 20km de Amsterdam. Desde o séc. XIX Haarlem tem um importante comércio de tulipas. Lembram das fotos lá no começo do post quando comentei sobre as paisagens durante a viagem?

O que fizemos por lá foi caminhar pelas margens do Rio Spaarne vendo as lindas e tradicionais casas conjugadas com seu colorido peculiar.

A ponte levadiça que cruza o Rio Spaarne.

Ponte levadiça sobre o Rio Spaarne em Haarlem

Uma das ruas do centro da cidade.

Centro da cidade de Haarlem na Holanda

Em Haarlem alguns pontos turísticos são muito visitados: Moinho de Adriaan, Catedral Sint-Bavo e o Grote Markt onde sempre tem muita gente passeando e curtindo os arredores.

Roterdã

Fomos num dia bastante nublado mas não deixamos de passear para conhecer um pouco da cidade.

Partindo de Amsterdam a viagem dura entre 40 minutos e 1:10h dependendo do trem (direto ou com paradas) e custa entre 15 € e 26 € dependendo da classe.

Depois de Amsterdam é a cidade mais importante dos Países Baixos, Roterdã tem um importante porto marítimo.

Moinhos de vento Kinderdijk

Recebeu o status de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997 recebe muitos turistas. Há visitas guiadas para quem quiser saber mais sobre o funcionamento e história do complexo de moinhos.

Moinhos de vento Kinderdijk em Roterdã

Kubuswoningen – Casa Cubo

São 40 casas que foram construídas com uma inclinação de 45º e viraram atração na cidade. Ficam na Oude Haven no centro de Roterdã.

A concepção do arquiteto Piet Blom foi de um bosque, cada casa representa uma árvore e juntas elas formam o bosque que ele imaginou.

Casas Cubo em Roterdã

Pela cidade

Roterdã tem muitas atrações ligadas à água, muitos museus, fábricas de navios além de um zoológico muito visitado mas demos prioridade a caminharmos pelas ruas para vermos a cidade que foge da arquitetura tradicional europeia.

Mesmo com o céu cinzento, Roterdã não deixou de nos mostrar suas cores e a presença marcante da água como elemento urbano que complementa o visual moderno junto com o histórico/ cultural da cidade.

Cidade de Roterdã na Holanda

Para um melhor entendimento das localizações dessas cidades, vou deixar aqui um mapa. Quem quiser pode ir para uma dessas cidades a cada dia ou unir duas no mesmo dia, isso fica a critério do interesse e disponibilidade.

[googlemaps https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m40!1m12!1m3!1d626661.0850007294!2d4.073591057056456!3d52.15442170579566!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!4m25!3e0!4m5!1s0x47c63fb5949a7755%3A0x6600fd4cb7c0af8d!2zQW1zdGVyZMOjLCBQYcOtc2VzIEJhaXhvcw!3m2!1d52.370215699999996!2d4.8951679!4m5!1s0x47c5b7605f54c47d%3A0x5229bbac955e4b85!2zUm90ZXJkw6NvLCBQYcOtc2VzIEJhaXhvcw!3m2!1d51.9244201!2d4.4777325!4m5!1s0x47c5b72f4298bd71%3A0x400de5a8d1e6c10!2sHaia%2C+Pa%C3%ADses+Baixos!3m2!1d52.0704978!2d4.3006999!4m5!1s0x47c5ef6c60e1e9fb%3A0x8ae15680b8a17e39!2sHaarlem%2C+Pa%C3%ADses+Baixos!3m2!1d52.3873878!2d4.6462194!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1499978645981&w=785&h=510]

Uma coisa é certa, não deixe de planejar umas horas a mais na Holanda para conhecer alguma dessas ou essas 3 cidades próximas à Amsterdam. Elas são lindas e merecem fazer parte do álbum e das memórias de todo viajante.

E como dica do que fazer na volta de uma dessas curtas viagens, conheça como é um cruzeiro com jantar em Amsterdam e nos dias que estiver na capital não deixe de fazer um passeio de barco.

Outros posts sobre o bate-volta que temos aqui no blog:

De Madrid a Toledo
Para Luxemburgo partindo de Bruxelas
De Paris ao Mont Saint Michel
3 cidades partindo de Lisboa
De Maragogi para as praias próximas do litoral Sul
De Maragogi para as praias vizinhas do litoral Norte
De Fort Lauderdale para cidades vizinhas
O que fazer em um dia em Naples