O Parque Dona Lindu fica à beira-mar na Praia de Boa Viagem em Setúbal, um bairro nobre da zona sul do Recife. Anteriormente o terreno era de propriedade da aeronáutica, passou a ser do Governo do Estado que cedeu para a Prefeitura concretizar o projeto do parque.

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema ‘Eu adoro esse parque’, escolhi o Parque Dona Lindu por ser em Recife onde moro e por ser um parque super urbanizado, bem diferente dos tradicionais ‘fisicamente’ falando.

Parque Dona Lindu em Recife

⇒ Leia a tag Blogagem Coletiva para ver as que já participamos

Na época da construção houve muita polêmica porque os partidos de oposição eram contra a proposta e estilo arquitetônicos aprovados. Reivindicavam que fosse um parque com mais verde, com menos concreto que se adequasse à paisagem do lugar.

Parque Dona Lindu em Recife

O projeto é de Oscar Niemeyer e o custo total da obra ficou na casa dos 30 milhões de reais. A polêmica passou, o parque foi construído de acordo com o projeto que tem 60% dos seus 27.000m² destinados à área verde.

Chegando ao parque não vemos essa área verde toda porque praticamente não vemos árvores, mas sei que gramado conta então os 60% eles estão lá.

Sinceramente eu me incluí na época ao grupo que era contra á proposta do Dona Lindu, principalmente pelo visual. Gosto muito dos projetos de Niemeyer mas acho que o estilo arquitetônico não condiz com o entorno.

Moramos em Boa Viagem e levo meus filhos de vez em quando ao parque e começamos a nos acostumar. Hoje é muito movimentado pela vizinhança e quando há eventos musicais principalmente fica lotado.

O Parque Dona Lindu recebeu esse nome para homenagear a mãe do então Presidente Lula, inclusive tem uma estátua na fachada representando toda a família. Na inauguração foi motivo de protestos mas com o tempo todos se acostumaram e hoje em dia não se comenta a respeito.

Estátua na entada do Parque Dona Lindu

A área do parque vai da Avenida Boa Viagem até a Avenida Visconde de Jequitinhonha, tem pista de skate, cooper, quadra poliesportiva, parquinho de madeira, um pavilhão de exposições, o Teatro Luis Mendonça e muita área livre para quem quiser sentar para descansar ou ficar observando a criançada brincar.

Parque de madeira no Dona Lindu em Recife

Parque de madeira

Pista para skate

Pista para skate

Pista de cooper

Pista de cooper que circula praticamente todo o parque

O Teatro Luis Mendonça tem 587 lugares mas há a mobilidade de ser aberto para a área externa em alguns eventos. Nesse caso, dependendo do show, cadeiras são colocadas para o público e em outros os shows são assistidos em pé.

Parque Dona Lindu em Recife

Teatro Luis Mendonça no Parque Dona Lindu em Recife

Apresentação dentro do teatro. Foto do acervo do site do Parque.

Show ao ar livre no Parque Dona Lindu em Recife

Show ao ar livre no palco externo do Teatro Luís Mendonça. Foto do acervo do parque.

Alguns eventos musicais acontecem sazonalmente e sempre são gratuitos, o parque fica lotado. São montados na área livre e o calçadão da Avenida Boa Viagem serve de apoio para quem não conseguiu chegar cedo para ficar mais perto.

Show ao ar livre na área externa do Parque Dona Lindu

Foto do acervo do site do parque

O espaço para exposições chama-se Galeria Janete Costa, tem 2 pavimentos, abriga exposições variadas. Fica no lado oposto ao teatro.

Parque Dona Lindu

Galeria Janete Costa no Parque Dona Lindu em Recife

Pavimento superior da Galeria Janete Costa. Foto do acervo do site do parque

Galeria Janere Costa no Parque Dona Lindu em Recife

Pavimento térreo da Galeria Janete Costa. Foto do acervo do site do parque

O Parque Dona Lindu ficou bonito, mas continuo achando que a região pedia outro tipo de projeto, mas não posso negar que a população usufrui e muito dele. Deu certo sim.

A programação é sempre bem movimentada, muita coisa acontece nas áreas abertas do parque, feiras, apresentações circenses, grupo de dança, workshops, aulas de ginástica e muito mais. O espaço é sempre utilizado e recebe muitos visitantes diariamente.

É administrado pela Prefeitura da Cidade do Recife, sempre tem vigilância, quem frequenta sabe como utilizar as dependências do parque. As quadras por exemplo, quem chega primeiro entra e organiza o jogo e os demais que forem chegando esperam aquela partida acabar, há um revezamento democrático e civilizado. Nossos meninos gostam de jogar futebol e as vezes que foram pra lá foram sempre tranquilas.

Quadra do Parque Dona Lindu

⇒ As fotos dos eventos estão no site do parque mas foi enviado um pedido de liberação para uso. Estão sinalizadas.

Endereço: Avenida Boa Viagem

Horário: 5h às 22h

Para acompanhar as postagens dessa Blogagem Coletiva, é só seguir a #euadoroesseparque nas redes sociais e ficar por dentro das dicas dos outros blogueiros participantes.

Posts de outros blogs participantes dessa blogagem

ILoveTrip – Parque da Cidade de Brasília: Conheça o Maior Parque da América Latina!
Destinos por onde andei… – Parque Lage, Rio de Janeiro, um oásis de paz na Cidade Maravilhosa
Vem pro Parque! –  Inauguração do Parque Aquático Hot Beach Olímpia, nós fomos!
Atravessar Fronteiras – Parque das Garças à beira do lago em Brasília
Gastando Sola Mundo Afora – Parque Estadual dos Três Picos
Viajonários – Holland Park e Kyoto Garden, o jardim japonês mais bonito de Londres
Uma Senhora Viagem – Balboa Park, Uma Maravilha em San Diego, Califórnia
Somando Destinos – Stanley Park, um paraíso verde em Vancouver
Ligado em Viagem – Como ir de carro ou trem de Londres para o Parque da Peppa Pig
Na Estrada com as Minas – Parque das Ruínas – Santa Teresa | RJ

Parque Dona Lindu em Recife