Um dos lugares que sempre paramos quando passamos pela frente é a Biblioteca Pública de New York, já fizemos uma visita pelo seu interior mas não resistimos a dar uma passadinha por lá quando estamos em Manhattan.

Como fica no miolo da ilha, bem perto da Grand Central e do Bryant Park que estão sempre em nosso caminho, uma paradinha pra mais uma foto na frente e pra ver se tem alguma novidade por lá não custa nada.

Fachada de Biblioteca Pública de New York

⇒ Leia também Grand Central em New York: mais que uma estação e Pista de patinação do Bryant Park em New York

A Public Library ou Biblioteca Pública em português, já foi cenário de vários filmes e esse é um dos fatores que leva tantos turistas a terem curiosidade de conhecê-la. Sex and City, Homem Aranha, Os Caça Fantasmas entre vários outros já usaram as dependências da biblioteca para gravar algumas cenas.

Como fica muito perto de vários outros pontos turísticos sempre muito visitados, é bem simples incluí-la no roteiro, mesmo quem não pretende entrar para conhecer as salas que permitem visitação se organiza pra passar pela frente e tirar uma foto em uma das escadarias de suas fachadas.

A biblioteca existe desde 1895 e tem um acervo de mais de 55 milhões de itens entre livros, e-books, DVDs entre outras peças. Tem um grande acervo online com mais de 300.000 títulos de e-books para download grátis.  É considerada uma das mais importantes dos Estados Unidos.

A visita vale muito a pena porque passamos por algumas salas que vimos nos filmes, além de obras de arte espalhadas pelas paredes, no teto, na decoração. Nem todas as salas estão abertas à visitação já que o espaço é um ambiente de estudo e em algumas áreas não é permitido fotografar.

Teto da Biblioteca Pública de New York

Uma das salas da Biblioteca Pública de New York

Como em toda biblioteca, pede-se que se faça silêncio e que a visita seja feita com calma, sem atrapalhar os que estão usando as dependências do local para estudo e pesquisas.

As pessoas estão tão acostumadas a sempre ter gente visitando que parece que não estão vendo ninguém, ficam concentradas em suas leituras enquanto os turistas passeiam e aproveitam os lugares que podem ser fotografados para registrarem o passeio.

Quantas vezes já vimos nos filmes a escada interna que dá acesso ao primeiro andar da biblioteca? Eu lembro muito da cena do filme Sex and City quando Carrie Bradshaw está à espera do noivo que não chega para casar, isso mesmo, eles iam casar na Biblioteca Pública de New York, imagine!

Escada interna da Biblioteca Pública de New York

Escada interna e detalhe de uma obra de arte no interior da biblioteca

Quando colocamos a biblioteca em nosso roteiro ficamos pensando qual seria a reação dos meninos, quando fomos com eles a primeira vez à New York, Arthur tina 9 anos, mas quando ele chegou e identificou o prédio entrou feliz da vida e curtiu um bocado nossa visita.

Os meninos testaram os computadores, sentaram nas mesas de estudo, pegaram as moedinhas temáticas pra coleção que eles têm como souvenirs de viagens, a visita foi mais empolgante do que esperávamos pra eles.

Sala de leitura da Biblioteca Pública de New York

Chegaram a perguntar se a biblioteca também era um museu porque viram tantas obras de arte espalhadas por onde passávamos que tiveram essa percepção.

Teto da Biblioteca Pública de New York

Detalhes do prédio da Biblioteca Pública de New York

E quem nunca ouviu falar dos leões que ficam nas entradas Norte e Sul? Eles são os mascotes da biblioteca sabiam? Já tiveram vários nomes, já foram chamados de Leo Astor e Leo Lenox em homenagem aos fundadores John Jacob Astor e James Lenox, depois passaram a ser chamados de Lady Astor e Lord Lenox. Na década de 1930, por causa da depressão econômica que o país passava, eram chamados de Patience e Fortitude (Paciência e Fortaleza).

Independente de como são chamados, os leões que guardam as entradas da Biblioteca Pública de New York são ícones da cidade e são muito fotografados e suas fotos divulgadas mundo afora, muitas vezes são mote de caricaturas e brincadeiras com suas imagens.

Quando fomos passar o Natal em New York com a família, tiramos a foto clássica na escadaria e claro que registramos os leões decorados para as festas natalinas.

⇒ Leia também Como ver o Natal em New York em 10 passos e Roteiro de 18 dias nos Estados Unidos em família

Fachada da Biblioteca Pública de New York

Leão da entrada da Biblioteca Pública de New York

Leão da fachada da Biblioteca Pública de New York

Na saída, para quem quiser descansar um pouco antes de seguir a caminhada por Manhattan, pode usufruir das mesinhas com cadeiras que ficam na área externa da biblioteca. Quando fomos com os meninos conseguimos uma mesa livre, ficamos um tempinho conversando e planejando a próxima atração.

Área externa da Biblioteca Pública de New York

Como comentamos, nem todas as áreas visitadas podem ser fotografadas, aqui estão algumas coisas que conseguimos registrar durante nossa visita.

Esse tipo de atração foge do padrão do roteiro de uma viagem em família principalmente com crianças ainda pequenas, mas pra nós tudo depende de como passamos as informações pra nossos filhos. Já pensou nisso?

Claro que não é toda biblioteca que será atraente pra uma criança ou adolescente durante uma viagem, mas no caso dessa, como aparece em muitos filmes, eles estão familiarizados com o cenário e se sentem importantes em estarem num lugar onde um filme famoso foi rodado.

Quando for planejar um roteiro para uma viagem em família, pense numa maneira de mostrar aos filhos lugares que poderiam ser desinteressantes mas que podem se tornar um ótimo passeio.

E não precisamos dizer que para os adultos é uma ótima oportunidade também.

⇒ Leia também Viajar em família: 10 dicas que só uma mãe viajante pode dar

Mais informações: newyorkpubliclibrary

Endereço: 476 5th Ave, New York

Mais sobre New York? Clica nesse banner que tem todos os links dos posts aqui do blog.

banner-New-York

Biblioteca Pública de New York