Quem resiste a um lugar super agradável, com um bom cardápio e que oferece opções de doces e salgados de dar água na boca como acompanhamentos de uma boa xícara de café? Vamos dar 2 dicas de onde tomar um café em Brasília com essas e outras características.

Um com todo o charme francês e o outro com opções de pães artesanais e um cardápio que se estende a um brunch para quem quiser acordar mais tarde e unir duas refeições numa só.

Daniel Briand Pâtissier e Chocalatier

Café Daniel Brian em Brasília

Super conhecido na cidade, é considerado a melhor confeitaria e melhor café pelos moradores. Aberto desde 1995, a proposta era de criar um ambiente com cara de café e bistrot franceses e conseguiram. Quem chega ao Daniel Briand, depara-se com o aconchego dos detalhes da decoração que trazem expostos quadros, fotografias e gravuras de renomados artistas locais.

E claro que as vitrines expondo o que está disponível no cardápio é de enlouquecer qualquer um, a máxima ‘é de comer com os olhos’ se aplica literalmente.

Vitrine do Café Daniel Brian em Brasília

Parte interna do Café Daniel Brian em Brasília

Macarrons do Café Daniel Brain em Brasília

No cardápio, com opções que podem ser consumidas ali mesmo ou levadas para casa, não faltam os deliciosos doces mas também quiches e saladas dentre outras delícias gastronômicas.

Fomos num final de tarde, nos sentamos na parte externa que é coberta e fica ao lado de um jardim muito bem cuidado que completa o charmoso visual francês com plantas e o frescor quando bate o ventinho de Brasília.

Área externa do Café Daniel Brain em Brasília

Área externa do Café Daniel Brian em Brasília

Pedimos um chá da tarde completo que vem com alguns doces e salgados incluindo pães e brioches chá, café e suco.  São duas opções, uma com mais variedade do que a outra e claro que um pouco mais cara.

Chá da tarde do Café Daniel Brian

Prato de cima com doces e o de baixo com salgados

Chá da tarde do Café Daniel Brian em Brasília

Mas ainda foi pouco para nós, não resistimos a um Profiteroles 🙂

Doces do Café Daniel Brian em Brasília

Éramos 8 pessoas, gastamos R$ 102,00 ao todo. Além do chá da tarde completo e do Profiteroles, pedimos cafés e sucos por fora.

Aos sábados e domingos o café da manhã é bem procurado, quem quiser ir deve chegar cedo para não ficar muito tempo à espera de uma mesa.

Endereço: Asa Norte – Comércio Local Norte 104

Horário de funcionamento:  de terça à sexta, das 9h às 22h, sábados e feriados, das 8h30 às 22h e aos domingos das 8h às 22h

Mais informações: cafedanielbrian.com

Ernesto Cafés Especiais

Ernesto Cafés Especiais em Brasília

Ideal para um café da manhã com cara e clima de brunch, o Ernesto Cafés Especiais que fica na Asa Sul. Saímos de casa perto das 10h da manhã e de lá seguimos para o aeroporto que nosso voo era às 14:50h.

Começou em 2011 como uma cafeteria e foi ampliando. Hoje tem uma padaria com produção de pães especiais, um cardápio para café com opções que vão desde um pão na chapa a omeletes e tapiocas de vários sabores, bolos, saladas, quiches e muitas outras delícias.

A decoração é simples mas cheia de detalhes legais. À medida que vamos entrando percebemos uma peça aqui, outra ali que deixa o ambiente bem aconchegante e convidativo para sentar para uma conversa ou para ler um bom livro.

Interior do Ernesto Cafés Especiais em Brasília

Há mesas na parte interna, um balcão que também serve de apoio para atendimento a quem fizer um pedido mais rápido e muitas mesas na área externa que tem uma enorme árvore que produz uma sombra natural e guarda-sois que cobrem outra parte.

Salão do Ernesto Cafés Especiais

Balcão de atendimento do Ernesto Cafés Especiais em Brasília

Balcão de atendimento do Ernesto Cafés Especiais em Brasília

Vimos algumas pessoas que levaram toalhas e ficaram sentadas com as crianças no gramado que fica ao redor das mesas, é bem gostoso o lugar. Nós ficamos nessa área externa.

Área externa do Ernesto Cafés Especiais em Brasília

Ainda na parte interna, fica a Vendinha, a padaria que vende os pães de fabricação própria e outras delícias como geleias, doces além de alguns artigos para presentear quem aprecia gastronomia. A pequena padaria/ lojinha é um charme.

Padaria do Ernesto Cafés Especiais

Pedimos um combinado que vem com salada de frutas, uma panelinha com vários tipos de pães, geleias, manteiga, café e  suco de laranja. Além desse combinado, tapioca de queijo coalho, 2 pães na chapa com requeijão e sucos verde e Rosa (com laranja, beterraba, cenoura e gengibre). Ah e uma porção de bacon que meu irmão estava desejando :).

Combinado do Ernesto Cafés Especiais em Brasília

Combinado

Pão na chapa com requeijão do Ernesto Cafés Especiais

Pão na chapa com requeijão

Foi super tranquilo, ficamos mais de 3 horas no Ernesto, antes de sair pedimos 2 sonhos de doce de leite e seguimos para o aeroporto.

Sonho de doce de leite do Ernesto Cafés Especiais

O Ernesto tem uma proposta muito interessante é um espaço que abriga recitais, poesia, arte e em alguns dias do mês acontece uma feirinha com produtos orgânicos e venda de produtos artesanais, plantas e o que mais for aparecendo nesse estilo. No mezanino ainda tem uma livraria com lançamentos super interessantes.

Achamos 2 pontos negativos que na verdade são reincidentes, já aconteceram em outras idas de meu irmão e minha cunhada: erro no pedido e demora para chegada dos pedidos.

Nosso pedido geral não demorou tanto, mas recebemos apenas 1 pão na chapa e tínhamos pedido 2, depois de um tempo o garçom chegou e disse que havia se confundido e que o pão estava chegando, mas demorou um bocado para chegar.

Uma pena, mas como nós estávamos com o tempo bem tranquilo não nos afetou e a ideia era curtirmos o lugar sem pressa, conversando, mas se tivéssemos algum compromisso mais perto com certeza teríamos cancelado o segundo pão.

Pagamos R$ 145,80 num café/brunch para 4 pessoas.

Mas mesmo com esses pequenos atropelos nós saímos muito satisfeitos, o ambiente é uma delícia e as opções do cardápio ótimas por preços bem razoáveis para os padrões brasilienses.

Área externa do Ernesto Cafés Especiais

Estacionamento: há vagas na rua em frente e nas laterais

Horário de funcionamento: das 7h às 22h

Endereço: SQS qd. 115 Bloco C 14 – Asa Sul

Mais informações: ErnestoCafesEspeciais

Indicamos dois endereços bem diferentes para tomar um café em Brasília sem pressa, apreciando não só a gastronomia de cada um mas o ambiente onde funcionam. Ambos são sempre muito frequentados e tenho certeza que agradarão a quem tiver ficado com vontade de conhecê-los.

⇒ Leia também Café num bistrô no Jardim Botânico de Brasília

Li um post com outra dica de café em Brasília que achei tão legal que vou deixar aqui para acrescentar essas lista, e com certeza quando voltar à cidade vou lá conhecer, estou falando do Café e um Chêro que foi comentado por Adriana Magalhães que mora em Brasília e escreve o blog Atravessar Fronteiras.

Dicas de um bom café em Brasília