Adoramos mercados e quando sabemos que na cidade onde vamos tem um, procuramos colocar em nossos roteiros. Fomos conhecer o Mercado de San Telmo em nossa segunda viagem à Buenos Aires.
⇒ Leia Roteiro de 2 dias e meio em Buenos Aires
Como acontece com a grande maioria dos mercados, o de San Telmo funciona num prédio antigo desde 1897 quando tinha duas entradas, uma pela Calle Bolívar e outra pela Carlos Calvo. Mais tarde, em 1930, abriram mais dois acessos, um pela Defensa e outro pela Estados Unidos.
⇔ Quem tiver interesse de tirar foto com a Mafalda, basta caminhar pouco mais de 2 quadras no sentido da Estados Unidos pela Defensa partindo do Mercado que vai encontrá-la :).
Além desses acesso, algumas tendas que ficam de frente para as ruas têm entrada direta.
O bairro de San Telmo é famoso pela feirinha de antiguidades que acontece aos domingos, mas que aos sábados já encontramos algumas barracas montadas. Tem muitos hotéis e restaurantes, é uma região muito turística e movimentada.
⇒ Leia review do Be Trimos Hotel em Buenos Aires
⇒ Leia Onde almoçar em Buenos Aires
O Mercado de San Telmo não é muito grande, sua estrutura tem muito ferro, pé direito alto e oferece muitas lojas (tendas) que vendem carnes, embutidos, doces de leite, brechós de roupas, antiquários e várias outras coisas que quando caminhamos com calma encontramos sem querer e que podem encher nossos olhos.
Caminhando pelos corredores, encontramos frutas frescas, carnes e embutidos pendurados nas tendas que têm um cheiro irresistível, é difícil sair de lá sem um pedacinho que seja de um delicioso presunto.
Uma dica que damos é comprar o doce de leite, são deliciosos e os preços não são abusivos mesmo em se tratando de um local turístico, há sempre a brecha para uma barganha. Ah, e os sanduíches!!! É muito comum cruzarmos com pessoas pelas redondeza comendo um enquanto caminham.
Sempre passamos pelo setor dos antiquários, adoramos e é outra parte que é difícil sair sem uma peça. Já comprei um jarro de cristal Baccarat por 500 pesos, o equivalente a R$ 100,00.
Em todas as vezes que fomos, percebemos algumas lojas fechadas, o que ocorre nem sempre é que estão sem funcionar e sim que os horários são livres, cada um abre quando e se quiser. Essa informação foi dada pelo dono de um dos antiquários do mercado.
O Mercado de San Telmo é uma das atrações sempre procuradas pelos turistas que vão à Buenos Aires, mesmo aqueles que não vão em busca de um bom doce de leite ou de uma peça antiga vão conhecer pela tradição que tem. Fica a uma quadra da famosa feira de antiguidades do bairro, é uma boa opção organizar o dia para ir aos dois, assim ganha-se tempo.
Endereço: Carlos Calvo 471
⇒ Leia a tag Argentina para ver tudo que temos sobre o país.
Adoro visitar mercados quando viajo… E o de San Telmo é muito bom mesmo… Quem for à Buenos Aires, deve ir…
Também amo esses mercadões porque normalmente dá pra comprar coisas regionais com preço bom. Não conhecia esse, ótima dica!
Eu adoro esses mercados locais. Sempre procuro visitar quando viajo. O de San Telmo é bem legal!!!
esse mercado era ponto de encontro quando eu estudava em Buenos Aires. Sempre ia aos domingos, uma pena a região está largada ao vandalismo e mendicância, era um local tão agradável de visitar nas minhas primeiras visitas à cidade.
Adorei o post!!! Também gosto muito de conhecer esses mercados quando viajo.
adoro conhecer os mercados nas cidades que visito, refletem muito a cultura e o estilo de vida que os locais tem! achei muito legal a estrutura do teto!
Adoro mercados, sempre procuro conhecer quando viajo e me surpreendo sempre com o artesanato e as comidas típicas, uma festa para os olhos e o paladar. Também trouxe doces de leite da Argentina e acho que ia encarar um sanduba desses. rsrsrs
Faz tanto tempo que fui lá que nem me lembrava mais… Obrigada por reavivar a minha memória
Na minha ida a BsAs também passei por lá e observei isso. Nem sempre as lojas estão abertas… rs. Não sei se é estranho ou inovador isso de horário livre para lojas, hahaha.
Mas, independente disso, vale a visita!
Achei uma graça a região de San Telmo, o mercado de pulgas é bem interessante, mas bem comum aos de outros destinos. Tomei um café da manhã muito gostoso em um café quase em frente à igreja de San Telmo e adorei.