Em nossa primeira viagem ao Reino Unido, incluímos algumas cidades menores para fazermos viagens de bate-volta partindo de Londres. Compramos um passe de trem e fizemos os trajetos tranquilamente.

Depois de vermos o que queríamos na terra da rainha, fomos explorar os arredores. Escolhemos Salisbury, Oxford, Cambridge e Windsor, nessa ordem.

Pagamos pelo Britail England Pass (passe de trem) para 8 dias, pagamos 354€ por pessoa pela Raileurope.  Pretendíamos fazer outras viagens bate-volta com outra origem e destinos.

Foram 3 dias fazendo bate-volta partindo de Londres. No primeiro fomos para Salisbury, no segundo para Oxford e Cambridge e por último para Windsor. Os trechos não eram muito longos.

Salisbury

A viagem dura cerca de 1:30h num trem muito confortável. A cidade é linda e aconchegante, foi fundada em 1220 com um mapa histórico muito fácil de andar.

Assim que chegamos, na estação mesmo pegamos o ônibus n° 3 que nos levou a Stonehenge. Queríamos ir logo conhecer o monumento.

Monumento de Stonehenge

Trata-se do monumento pré-histórico mais famoso da Europa. O passeio dura em torno de 3 horas. Você pode ficar quanto tempo quiser, pois tem o ônibus que leva de volta para a cidade saindo a cada 30′. É imperdível

Horários: Abri-Maio 9:30h – 18h , Jun-Ago 9-19h e Nov-Mar 9:30-18h.

É uma estrutura de pedra formada por 5 círculos que estima-se pesar quase 50 toneladas. Imagina-se que sua construção começou a mais de 3.000 a.c.

Na volta caminhamos pela cidade e fomos conhecer o principal ponto turístico, a Catedral de Salisbury.

Catedral de Salisbury

É uma cidade encantadora, tranquila e com uma linda arquitetura.

Oxford

Universidade de Oxford - Trinity College

Trinity College

Uma cidade universitária que tem como ponto principal sua famosa universidade. Fica a 1:10h de trem de Londres.

O que merece ser visto: Radcliffe Camera, Ponte dos Suspiros, University Museum e Trinity College.

Universidade de Oxford - Radcliffe Camera

Radcliffe Camera

Ponte dos Suspiros Oxford

Ponte dos Suspiros

Cambridge

Quem vai à cidade vai para visitar as famosas Cambridge – King’s College. As visitas acontecem diariamente das 14 às 17 horas, mas sugiro consultar o quadro de avisos de cada uma para confirmar. Algumas cobram entrada.

Fica a 80km de Londres e a viagem de trem não chega a 1hora. Estávamos em Oxford, nossa viagem durou 2:30h.

É uma cidade universitária e assim repleta de jovens por todos os lados. Como não poderia ser diferente, tudo muito organizado e muitos prédios históricos embelezam as ruas.

Windsor

Fica a menos de 1hora de Londres. É um passeio para quem gosta de história e de ver como vive a família real inglesa.

O que ver por lá: Castelo de Windsor, St Geoge’s Chapel, casa de bonecas da rainha Maria (que não nos agradou) e aposentos reais.

A visita ao castelo funciona das 9:45h às 17:15h e em Nov-Fev até às 16:15h. Última admissão 1h15 antes de fechar.

Horáios de visitação ao Castelo de Wiindsor

O Widsor Castle é o castelo habitado há mais tempo na Europa. É utilizado pelas famílias reais inglesas desde o reinado de Henrique I.

Como todo castelo, tem um belíssimo jardim.

Castelo de Windsor

Foram 3 dias de viagens muito agradáveis, não tivemos nenhum contratempo com os trens nem pelas cidades que visitamos.

Como não tínhamos muito tempo em cada uma, fizemos pequenas refeições em lugares por onde passávamos, mas observamos que em todas elas é muito fácil encontrar onde comer bem.

Planejando bem, dá pra fazer várias pequenas viagens bate-volta como essas, é uma maneira de conhecermos as cidades próximas, algumas não precisam de mais do que 2, 3 horas para vermos o que realmente é interessante. O segredo é escolher o ponto de partida e o meio de transporte mais adequados.

Outros posts sobre o bate-volta que temos aqui no blog:

De Madrid a Toledo
Para Luxemburgo partindo de Bruxelas
De Paris ao Mont Saint Michel
3 cidades partindo de Lisboa
De Maragogi para as praias próximas do litoral Sul
De Maragogi para as praias vizinhas do litoral Norte
De Fort Lauderdale para cidades vizinhas
O que fazer em um dia em Naples